A Jaguar Land Rover (JLR) revelou que seu projeto em andamento para recuperar e reutilizar o alumínio de latas de bebidas e veículos em fim de vida em novos produtos automotivos poderia reduzir suas emissões de carbono em até 26%
O projeto REALITY da JLR visa recuperar o alumínio de veículos JLR existentes e reformá-lo para que o material possa ser usado para ajudar a criar novos veículos.
A empresa confirmou hoje (21 de agosto) que seus processos de reciclagem e fabricação podem ajudar em seus objetivos mais amplos de descarbonização, reduzindo as emissões da produção de ligas em até 26% em comparação com a categoria automotiva atual.
O principal gerente de projeto da JLR para REALITY Gaëlle Guillaume disse: “Este projeto nos permitiu, pela primeira vez, recuperar alumínio automotivo premium de veículos sucateados e reutilizar suas propriedades exclusivas. O potencial disso no processo de produção é a redução do impacto do CO 2 , além de nos ajudar a reutilizar ainda mais alumínio.
“À medida que avançamos para um futuro autônomo, conectado e eletrificado, com o potencial de frotas compartilhadas sendo desativadas em massa, isso poderia permitir que a Jaguar Land Rover projetasse esta liga de reciclagem de circuito fechado em cronogramas de produção apertados para melhorar ainda mais a eficiência e o meio ambiente benefícios. ”
O programa REALITY baseia-se no projeto REALCAR da JLR para permitir a coleta e reciclagem de dezenas de milhares de toneladas de alumínio geradas nos processos de fabricação da JLR. O projeto REALCAR (REcycled alumínio CAR), lançado pela JLR em 2008 e financiado pela Innovate UK , buscou criar uma cadeia de valor de circuito fechado para reciclar veículos no final de seus ciclos de vida. O projeto original possibilitou à JLR recuperar mais de 75.000 toneladas de alumínio para reutilização.
Destino Zero
JLR usa 180.000 toneladas de alumínio anualmente; globalmente, cerca de 80 milhões de toneladas são produzidas a cada ano. Entre setembro de 2013 e março de 2020, a JLR reutilizou cerca de 360.000 toneladas de sucata em veículos.
A JLR está usando protótipos de veículo elétrico (EV) Jaguar I-PACE em pré-produção para auxiliar no projeto. As baterias desses veículos são movidas e entram em um processo de segunda vida também desenvolvido pela JLR, enquanto a sucata dos veículos é separada e separada, com o alumínio derretido e reformado.
O alumínio reciclado pós-consumo é amplamente utilizado em produtos como latas, aerossóis e folhas, mas está sendo utilizado apenas na fabricação de automóveis. Cerca de 75% de todo o alumínio produzido nos EUA e na UE ainda está em circulação hoje. O alumínio reciclado usa cerca de 90% menos energia do que a produção de matéria-prima, de acordo com a Associação do Alumínio.
Na frente do veículo, os veículos em fim de vida são descartados e exportados para o exterior para serem usados em aplicações de baixo custo. No entanto, a JLR e outras empresas automotivas agora estão colocando o material de volta no processo de fabricação, para ajudar na economia circular e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões.
Para a JLR, o uso de alumínio reciclado é uma parte fundamental da estratégia climática Destination Zero . A JLR reduziu as emissões operacionais por veículo em 50% desde 2007 e atingiu a meta de operações neutras em carbono dois anos antes do previsto.