O segmento de SUVs no Brasil está mais luxuoso e tecnológico que nunca. Isso porque a nova geração do Land Rover Range Rover acaba de desembarcar por aqui. Com lanternas ousadas, geladeira e taças de cristal, o utilitário chega em quatro versões, com duas motorizações (diesel e gasolina).
A primeira opção de motor é a D350 MHEV: um seis cilindros em linha 3.0 turbodiesel que entrega 350 cv e 71,4 kgfm de torque. A sigla MHEV faz menção ao conjunto híbrido leve, no qual um gerador “alivia” o motor a combustão e é responsável por algumas funções básicas, como o funcionamento do start-stop. Nesse caso, não há propulsão elétrica. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,1 s – lembrando que o SUV pesa 2.505 kg nessa versão.
A segunda, a gasolina, é equipada com o tradicional motor V8, disponível na variante P530. A unidade 4.4 com compressor fornece 530 cv e 76,5 kgfm. O 0 a 100 km/h cai para 4,6 segundos (são 2.585 kg) e velocidade máxima é de 250 km/h. Vale lembrar que em ambas as opções o câmbio é automático de oito marchas.
A prometida versão híbrida plena, P510 E, que combina um motor de seis cilindros em linha a gasolina e um elétrico de 134 cv – com mais de 500 cv e autonomia no modo elétrico superior a 100 km – ficará para um segundo momento.