Novo BMW X1



Lançado em 2009, o BMW X1 teve sua chegada ao brasil em 2010. Ná época o modelo inaugurou um novo nicho de mercado caracterizado por SUVs compactas de luxo. Seu ineditismo, oportunizou que durante muito tempo, o BMW x1, não tivesse concorrentes.

Será produzido em solo catarinense, na fábrica da marca em Araquari, o modelo conta com em três versões e duas opções de motorização:Sdrive18i, sdrive20i x-line e sdrive20i m sport.

A terceira geração do modelo apostou em uma linguagem arrojada. A traseira com novo design contribui para um visual mais esportivo. A marca não poupou esforços para revitalizá-lo. 

No quesito tamanho, também houve mudanças: o SUV cresceu 7 cm no comprimento. Na largura, o novo X1 2023 ganhou 2 cm, enquanto que a altura soma 5 cm extras.

O carro agrega o mesmo conceito estético encontrado no BMW iX, nosso icônico modelo 100%elétrico. O novo X1 passa a ser equipado com uma tela curva em TFT de alta resolução. Uma grande tela que se estende do painel de instrumentos com 10,7 polegadas até a central multimídia de 10,2". Os controles de ar-condicionado também foram incorporados à tela, deixando o centro do painel livre de botões. 

A central multimídia passa a contar com o novo sistema operacional 8 da BMW. Através da tela, condutor e passageiros podem acionar comandos por voz, tato ou pelo comando central giratório do i-drive.
No quesito conectividade, o novo BMW X1 conta com o BMW Connecteddrive, que fornece serviços como: chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW.
O carro também agrega head-up display, teto solar panorâmico, sistema de som harman kardon e carregador de smartphone sem fio.

Entre os equipamentos disponíveis, destaque para os sistemas parking Assistant Plus, ar-condicionado com controle digital automático de três zonas e o BMW Comfort Access 2.0, que destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave ou na maçaneta, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro, e vale lembrar que, o porta-malas tem 476 litros com os bancos na posição normal e pode chegar a 1.527 litros com os bancos rebatidos.
O modelo também conta com o Driving Assistant Plus, um assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos//, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal.

Há ainda o assistente pessoal inteligente BMW, que é capaz de executar funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “olá BMW”.
O novo BMW X1 2023 pode ainda, se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software.

Debaixo do capô, o novo BMW X1 chega ao Brasil com duas opções de motorização.
A versão de entrada Sdrive18i GP é equipada com motor 1.5 turbo, de três cilindros em linha, capaz de entregar 156 cv de potência máxima e 23,4 kgfm de torque. O propulsor está acompanhado por uma transmissão automática Steptronic, de 7 marchas.

A versão BMW X1 Sdrive20i X-line e a versão Sdrive20i M Sport trazem a nova geração do motor 2.0 turbo, de quatro cilindros em linha, que rende 204 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. Em comparação com o motor da geração anterior, são 12 cv extras e 2 kgfm a mais de torque.

O câmbio, assim como na versão de entrada, é Steptronic de 7 marchas. Com esse conjunto, as versões Sdrive20i aceleram de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e a velocidade máxima é de 236 km/h.
De acordo com o programa Conpet, do INMETRO, o novo BMW X1 está mais eficiente. A versão Sdrive18i, com motor 1.5 turbo, tem consumo aferido de 11,4 km/l em ciclo urbano e 13,5 km/l na estrada. Já as versões Sdrive20i (2.0 turbo) alcançam médias de 10,7 km/l em ciclos urbanos e 13 km/l na estrada.

Por fim, cabe ressaltar que todas as versões do BMW X1 contam, de forma gratuita, com o BMW Service Inclusive (BSI) pelo período de três anos ou 40 mil km. Trata-se de um programa que oferece serviços de manutenção, com cobertura na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.