Ele tinha 14 anos quando ingressou no curso de Mecânica Automotiva do SENAI, mas a afinidade, a paixão já encantava o menino desde os primeiros passos. Com 15 anos já trabalhava como auxiliar de mecânico em uma concessionária VW, passou por empresas terceirizadas, instalação de acessórios, elétrica, autosom, mas foi só em 2017 que o mercado de vendas de veículos decidiu puxá-lo para a rede de distribuição.
Mesmo sem experiência em vendas de veículos, já na sua primeira entrevista, foi contratado por um reconhecido grupo de concessionárias do nosso Estado. Foram dois anos atuando no setor de seminovos sempre entre as primeiras colocações em vendas no país.
Tecnólogo em Comunicação, de boa conversa e com uma admiração especial pela marca Audi, não eram raras as vezes que ele vinha até a Top Car dar aquela olhada nos carros e quem sabe um dia trabalhar na marca. No dia em que foi promovido a vendedor de novos na empresa onde trabalhava, enfim, veio a proposta do gerente Ricardo Genz para Rafael Borgmann ingressar como executivo de vendas da Audi Top Car Porto Alegre. Ele não pensou duas vezes e naquele 3 de dezembro de 2020, viu mais um sonho realizado.
Dizemos - mais um – porque Rafael é uma pessoa especialmente querida pelo universo, ele nasceu em uma família que lhe moldou com base no amor. Filho do seu Antônio Carlos e dona Sílvia de Fátima, o pai um homem paciente, correto, responsável, que valorizava cada momento e que deixou ao filho o legado de fazer bem feito e sempre com base na retidão e a mãe, uma mulher que ensinou o filho sobre compaixão, carinho, atenção, e saber ouvir e entender o outro.
Com essa indiscutível formação ele foi merecedor de gerar uma nova família com a Lidiane e se tornou o pai do pequeno Lorenzo(10) seu companheiro de tantas pedaladas cidade a fora. E quando Rafael se refere a sua família se vê um marido e pai muito feliz e realizado.
E é esta energia boa que ele leva todos os dias para a Top Car, não tem quem não goste dele, e para ele é um orgulho ser tratado com tanto carinho pelos colegas de todos os setores. A melhor parte do dia é quando algum colega vem consulta-lo sobre uma dúvida ou outra. Compartilhar o que sabe faz muito bem para ele. Não é uma questão de vaidade, é o sentimento de integralidade. Todos os dias ele chega na loja e cumprimenta os colegas com um abraço carinhoso e um beijo na bochecha. Aquele beijo de irmão, de estamos juntos e que bom que temos a oportunidade de estar aqui.
O certo é que, ele gosta de pessoas, para ele a base de tudo é o relacionamento. Ele é capaz de vender para o cliente tatuado, funkeiro, para o cliente formal e principalmente, para o cliente especialista. Isso porque ele entende muito de carro, estuda cada modelo, seu funcionamento, seus diferenciais.
“É fundamental que tu saiba muito do produto, o cliente tem muitas opções, você precisa ter argumentos reais para enaltecer teu produto sem jamais desmerecer o teu concorrente. O vendedor tem que entender de engenharia, construção, dirigibilidade, estar atento a cada componente que sirva como diferencial. Não é o que tu dá para o cliente em desconto, acessório ou benefício que é determinante para o fechamento da venda, mas sim a confiança, e esta, fará o cliente retornar e ser fiel”, comenta.
Quando Rafael olha para o futuro ele pensa em ir além na profissão, gosta do que faz, quer iniciar um curso de gestão para quem sabe sonhar com uma gerencia.
“Daqui 20 anos quero olhar para minha trajetória e ter a certeza que vivi cada etapa profundamente, que não me perdi no caminho que fiz o meu melhor como os ensinamentos do meu pai e fui a pessoa humana e respeitosa com todos como minha mãe me ensinou a ser. Que minha maior conquista seja o legado de honra e gratidão.”