Entrevista Newsletter - Yuta Kato



Yuta Kato, Diretor Grupo Top Car

Seguro para explorar o desconhecido

Como seria se você precisasse deixar para trás tudo o que reconhece como seguro e partir em uma jornada, além mar, de 18 mil quilômetros para generosamente dar resultados contábeis e administrativos em uma cultura totalmente distinta da sua? A escolha recebe um reforço histórico do menino que sonhava em ser astronauta para, nada mais nada menos, do que explorar o desconhecido.

Ele nasceu em Nagoya, em Aichi no Japão. E não foi à toa que o jovem Yuta Kato (32) veio parar em Santa Catarina em um trabalho junto a diretoria da Top Car e o setor automotivo. Nagoya é a cidade com maior área industrial do Arquipélago e famosa por sediar o principal escritório da Toyota no mundo, por lá, o setor de veículos distribui ainda mais valor, em se tratando de qualidade e desenvolvimento.

Filho de Hiroharu Kato e Yuri Kato, nosso jovem líder tem duas irmãs, Haruna e Wakana e não esquece de citar entre os nomes familiares o cãozinho Rock. Nas suas heranças de família ele destaca o respeito e a confiança na convivência. Para ele, o mais importante nas relações inclui entender as escolhas e ideias das pessoas com muito respeito e estar lá para ajudar quando for preciso. Em seu coração e sua casa em Santa Catarina, a bela Rei Kato, sua companheira de todas as horas que entende, como ninguém, quando bate a saudade do outro lado do Pacífico. Os dois jovens ainda não tiveram filhos, mas certamente, faz parte dos planos.

Entre as suas maiores qualidades está jamais desistir no meio do caminho, toda a iniciativa é uma oportunidade, para ele seria uma pena desperdiçar o aprendizado pela metade. Resiliente, objetivo e sorridente, Yuta olha pra si e gostaria de ser um pouco mais explicativo. - Para nós ocidentais está tudo certo, seu sorriso diz muito e nos comunica o quanto ele nos acolhe com sinceridade.

Um apaixonado pela culinária, em especial oriental, italiana e francesa ele se arrisca como Chef de Cozinha. Yuta conhece muitos lugares no mundo, já esteve nos EUAs, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Ucrânia, Índia e China.

“Mas quero confessar, o Brasil é o melhor país. Gosto das pessoas, da comida, da música. Quando olho para o futuro me imagino voltando ao Brasil, em especial Santa Catarina, para por aqui montar um negócio novo para devolver às pessoas que me acolheram.”

Inclusive ouvimos rumores pelo sul de que ele gosta das canções da Rainha da Sofrência, Marília Mendonça. Nada confirmado durante a entrevista.

Há pouco mais de um ano aqui no Brasil, Yuta permanecerá até o final de 2024 conosco, até lá, garante que terá um português perfeito. E merece nosso total respeito por isso, sabemos o quanto nossa língua é complicada, e em se tratando da língua japonesa, o inverso seria demasiado difícil. Talvez nós precisássemos de meio século para estarmos fluentes em japonês.

Na sua atividade na Top Car, ele diz não ter rotina definida, seu trabalho muda a cada projeto ou questão a ser trabalhada. Com forte habilidade contábil e financeira ele tem como meta maximizar o lucro líquido das unidades BMW, BMW Motorrad, MINI e Audi da Top Car.

Para ele, o mercado automotivo brasileiro tem grande potencial de crescimento, acredita em um PIB nacional ascendente até 2050. Independente da insegurança política do Brasil, ele aposta na capacidade de se avançar sempre. Acredita que é possível prosperar de dentro para fora e é esta a mensagem que ele deixa aos colaboradores da Top Car.

“Na Top Car, todos são muito disciplinados, sempre com o melhor desempenho possível, e continuam a crescer. Estou feliz em trabalhar com vocês. A política brasileira mudará tanto este ano que é muito difícil prever a economia e o mercado, mas temos a capacidade de avançar sempre, sem ser afetados pelo ambiente externo. Vamos tornar a Top Car uma empresa mais especial!!”