Jefferson de Paula, Executivo de Vendas Audi Top car
A história de um menino que sempre soube o que queria, Jefferson de Paula cresceu com o setor e sabe que o importante é não se acomodar.
Ele tinha 11 anos e ao lado da sua casa tinha um vizinho que trabalhava na oficina da extinta Ford Copagra, nos finais de semana o vizinho abria a garagem para consertar carros de conhecidos e potenciais clientes de outras marcas, e já no raiar do dia, o menino se posicionava em frente ao portão na esperança de aprender a mexer naqueles motores e engrenagens que despertavam, no pequeno, tanto interesse.
O tal vizinho montou sua própria oficina e chamou o menino para dar uma chance, lhe entregou um pincel, uma quantidade razoável de gasolina, apontou para uma bancada e disse: “Vês aquela pilha de peças, agora vamos ver se você gosta mesmo de carros”, ele passou o dia limpando as peças, no final da jornada foi contratado, mas havia uma ressalva, seria preciso estudar, se atualizar e fazer cursos.
Essa história poderia ser cena de um filme, quando a inspiração para uma carreira surge já no início da vida, como algo predestinado. E foi assim que começou a trajetória do nosso executivo de vendas da Audi Top Car Porto Alegre, Jefferson de Paula. Com 37 anos, ele é técnico automobilista pelo SENAI e hoje graduando de Desenvolvimento de Sistema. Casado com Kelly Marques de Paula há quatro anos, o casal já sonha com o crescimento da família e quem sabe a Giovanna, ou o Rafael já se apresentam para acompanhar o futuro papai nas pedaladas pela cidade ou nas leituras de domingo. Mas como ensinou o chefe vizinho, seria preciso empenho e o jovem que iniciou cedo na mecânica atuou 10 anos em oficinas, no início, multimarcas e posteriormente nas mais reconhecidas marcas do varejo automotivo, sempre buscando se atualizar. Depois iniciou uma caminhada como consultor técnico até chegar à área comercial, onde contabiliza mais de uma década comercializando veículos. Certamente graças a sua incrível capacidade de se relacionar, ele tem um jeito único de entender pessoas, observá-las e o mais importante, extrair a real necessidade delas. Mesmo que isso signifique perder a venda em um primeiro momento.
“Tenho um cliente que comprou uns cinco modelos da Audi comigo, um belo dia ele veio à loja e disse que queria um A5, pensando no meu cliente, educadamente fiz ponderações de que apesar de ser um carro incrível eu não acreditava que seria para ele, educadamente expliquei que o modelo era baixo e ele muito alto, já não tão jovem e que talvez tivesse dificuldades de entrar e sair do veículo. Ele saiu da loja sem comprar, viajou a Europa e como queria muito o A5 alugou o modelo durante sua estadia, após as férias ele retornou a loja e comprou um Q5, e comentou, que depois de 10 dias na Europa ele não aguentava mais a dor nas costa de entrar e sair do carro”, lembrou Jefferson que entre suas melhores qualidades, certamente está a resiliência, no dia a dia aproveita positivamente tudo que se apresenta e busca aprender constantemente com os acontecimentos.
“Recentemente um cliente me ligou e disse que havia configurado e personalizado o modelo RS e-tron GT no sistema e queria saber se eu poderia viabilizar a compra e garantir as escolhas que ele havia feito. Acredito que cada vez mais a tecnologia irá oportunizar negócios, porém num outro formato”, acrescenta de Paula.
A Audi Top Car foi uma sucessão de oportunidades, na época estava trabalhando em outra marca e, em um almoço com amigos em 2018, foi convidado para compor o setor de seminovos que o Ricardo Genz, gerente geral estaria montando na Audi em Porto Alegre. Perfil aprovado, um ano depois veio a pandemia e uma mudança de estratégia, todos passariam a vender novos e seminovos. Jefferson não desperdiçou a oportunidade e hoje fala com orgulho das certificações Audi que acumula no currículo, inclusive uma com validade global, afinal para este profissional, desde o princípio buscar conhecimento foi uma condição.
E você leitor, lembra que agora ele está cursando Desenvolvimento de Sistemas? E como você acredita que será a venda de veículos daqui a 10 anos?