Bruno Beneti - Diretor Grupo Top Car
MADE IN BEBEDOURO
Ele atua no Grupo Sojitz há 14 anos e nos últimos 7 anos esteve inteiramente dedicado a Top Car. Foi amor à primeira vista, não só pela atividade do mercado de veículos premium mas, por Santa Catarina e seu povo. Paulista de Bebedouro, interior de São Paulo, em 2013 era responsável por desenvolvimento e implantação de novos projetos na Sojitz do Brasil, e foi ele quem fez o primeiro contato com as lideranças da Top Car, não demorou muito para o administrador especialista em comércio exterior e pós-graduado em logística empresarial se candidatar a vaga de gerente de planejamento estratégico do Grupo, após a compra da Top Car pelo Grupo Sojitz. E segundo ele, foi uma das escolhas mais acertadas da sua vida.
Como nada por aqui é coincidência, a cidade natal de Bruno Beneti (41) carrega duas de suas paixões, cultura e automóvel. Como curiosidade, Bebedouro recebeu o nome em função de um córrego conhecido, cuja água era procurada por tropeiros e boiadeiros, animais fatigados por longas caminhadas através do sertão, e Bruno também carrega no seu DNA esse acolhimento, simplicidade e motivação. Mas quando falamos em paixões, nos referimos aos dois museus que existem no município, o histórico que conta a herança cultural da região, e o do automóvel que conta com um dos maiores acervos do Brasil, de propriedade da família Matarazzo.
Casado e pai de dois meninos: Bento (8) e Bernardo (4), ele ainda divide a casa com outros dois novos integrantes que se achegaram durante a pandemia, Gaspar e Carmela, dois felinos que tem um grau significativo de dedicação para esse gestor que comicamente se identifica mais como escravo do que tutor de pets.
“Nunca tive gatos, é uma relação nova, e percebo o quanto eles nos ensinam. Com os meus filhos, por exemplo, vejo neles o despertar da delicadeza, da tranquilidade”, diz Bruno.
Quando Bruno olha para sua trajetória de vida, lembra do menino que muito cedo precisou amadurecer, aos 17 anos saiu de casa para estudar em outro Estado e daquele momento em diante passou a construir sua independência. Um traço marcante da sua personalidade é, mesmo sendo bastante estratégico e racional, ele jamais deixou de ouvir seu coração, suas emoções e seu instinto. Quando uma oportunidade se apresentava ele mergulhava de cabeça e hoje usa essa habilidade emocional para fazer diferente na vida e nos negócios.
“O impulso para se chegar ao topo conta muito com a força da liderança. Muitas vezes digo aos colegas da Top Car; vem comigo, te joga que o paraquedas vai abrir, ele sempre abre, ou eu te seguro”, comenta Bruno em tom descontraído.
Em 2020, Bruno passou a ocupar o cargo de Diretor Comercial, Pós-Venda, Marketing, Qualidade e Planejamento Estratégico. Hoje ele avaliza toda a operação e se reporta ao Presidente da Top Car e aos acionistas. Direta e indiretamente passa por ele grande parte da equipe da companhia. Como líder estabeleceu como norte o senso de justiça e acredita em uma liderança menos opressora e mais motivadora. E comenta :“Gestores no estilo pitbull aqui não tem vez, somos um bando de labradores felizes, ativos e leais”.
Quando iniciou na Top Car adicionou a rotina da empresa, de origem familiar, importantes ingredientes corporativos tais como governança, hierarquia, meritocracia, atingimento de metas, controle orçamentário e um ambiente seguro, regido por um forte programa de Compliance.
“Na rotina da Top Car pude aplicar vários fundamentos desenvolvidos no Grupo Sojitz, aspectos políticos, legais, relações entre empresas, relações governamentais e construir pilares de desenvolvimento, projetos de expansão, melhorias da performance e atendimento premium, e essa contribuição foi muito bem aceita pela equipe que se percebe melhor profissionalmente. No meu trabalho preciso estar atento ao horizonte, só que para os pequenos detalhes, preciso do olhar apurado dos gestores e de quem está na linha de frente”, finaliza.
Quando perguntado sobre futuro, Bruno relata um oceano ensolarado de oportunidades em negócios agregados ao setor, voltado ao mercado premium que projetam o Grupo Top Car a um patamar de autosustentabilidade, somado a isso ele acalenta, lá no fundo do peito, quem sabe a tranquilidade de ver os filhos crescerem entre o céu e o mar azul da bela e Santa Catarina.