Dois propósitos na vida: perceber pessoas e vender carros



Ele faz aniversário no mesmo dia que Rubens Barrichello, como todo bom brasileiro que ama F1, estampa orgulhoso em sua churrasqueira o mockup de Ayrton Senna na  Marlboro McLaren. Filmes de ação estão entre os seus preferido, mas a escolha tem um item determinante: todo filme de ação tem uma boa disputa ao volante. 

Provavelmente, ele não fizesse outra coisa na vida que não fosse relacionado ao setor automotivo, paixão desde a infância, aos cinco anos adorava ir ao posto de combustível abastecer o carro do pai, gostava do cheiro de gasolina. Aos 11 anos reconhecia nas ruas todos os modelos derivados de cada carroceria, observação era mais que um passatempo para o menino natural de Blumenau, era uma paixão. Em um momento na vida até arriscou participação em algumas competições de automobilismo, algo que ainda pretende retornar como hobby em algum momento da vida.

André Ricardo Pera (49), pai do Guilherme  e do Bruno, casado com Adriana diz que sua melhor habilidade é um bom churrasco para reunir pessoas, mesmo sendo um workaholic ele sempre encontra tempo e lugar para uma boa reunião divertida. Afinal organizar eventos está entre as coisas que mais aprecia fazer. Mesmo que seja um almoço entre amigos, o objetivo não é o fim, mas sim o processo. Quem recebe o convite já sabe que será um momento de longos papos, risadas e lá no meio da tarde surge o ingrediente suculento no prato do convidado, quase como uma arte de estimular papilas gustativas e a relação com o tempo. 
Hoje, profissionalmente ele tem sob seu braço mais de 30 pessoas diretamente, indiretamente este número multiplica e muito, são seis lojas na sua responsabilidade, algumas no dia a dia como Blumenau e Florianópolis, outras na administração comercial como Balneário Camboriú, Criciúma e Chapecó. Como Gerente Geral Comercial, BMW, MINI e Multimarcas ele passa bastante tempo entre uma loja e outra, mas se diz feliz e realizado com sua atividade.

“Trabalhar com o que se gosta não é um esforço, estou onde queria estar, sonhei com este trabalho, e aprendi muito. Neste tempo já passei por várias oscilações de mercado, já vendi com dólar a R$ 1,80 e a R$ 5,80, já tivemos taxa de importação menor e maior, já vendi papel porque os carros eram por encomenda. Mas sempre acreditei na marca e levei como lema a persistência de nunca desistir, a humildade para aprender todos os dias com as pessoas, independente do cargo e a capacidade de se adaptar já que tudo muda muito rápido”, lembra Pera.

Na sua trajetória de vida, ele desde muito cedo já fazia seus negócios, diz que puxou da mãe a habilidade de vender, mas não podemos descartar sua aptidão para avaliar e comprar bem, e essa sempre foi uma característica do pai. O certo é que, se seus ancestrais diretos lhe deixaram um legado de comércio, veio embutido no ensinamento o valor da honestidade e da  retidão como melhor escolha.

Em 1995 ele ingressou no setor automotivo em uma marca de varejo como vendedor externo, nessa época ele ia para um supermercado ou shopping, pegava a lista telefônica e escolhia uma letra, seguia as ligações uma a uma tentando agendar uma reunião para vender um consórcio ou quem sabe, um carro. Não raras as vezes, a estratégia era bater de porta em porta. Algum tempo depois o gerente de seminovos daquela concessionária saiu da empresa e como nenhum vendedor se habilitava a avaliar os modelos usados, ele se candidatou ao cargo de avaliador. 

Sempre que saía do trabalho ele ia até a Top Car, tinha amigos por lá, mas outra coisa o movia profundamente, o sonho de ser vendedor daqueles carros maravilhosos da marca bávara. Entrava na loja, pegava os folders, manuais e debruçava os olhos para cada detalhe dos modelos no showroom. Nos pensamentos a certeza de que um dia estaria ali, naquela empresa fazendo seu melhor. Dois anos depois ele ingressou na Top Car como vendedor multimarcas. Mas um convite para gerenciar a área de seminovos de uma concessionária o levou para outra bandeira e por lá, permaneceu por três anos. Em 2001 retornou a Top Car como vendedor BMW e foram 11 anos dedicados a venda dos veículos que lhe rendiam tanta admiração. Em 2014 foi promovido a gerente de Blumenau e em 2020 assumiu oficialmente como Gerente Geral Comercial 4 Rodas – BMW , MINI e Multimarcas.
“Hoje olho para o futuro e vejo esta empresa que sempre me deu muito, abrindo novas oportunidades, alicerçando cada vez mais, o crescimento de um time forte. Porque olho para a expressão ‘sucesso na carreira’ e ela significa uma equipe feliz. Troco minhas vitórias pelo bem estar do outro. Nossos clientes são 100% pessoas, nossos colaboradores são 100% pessoas, se não entender de pessoas, não entende de negócio. Não são cargos, são nomes. Se eu for um bom ser humano, serei um vitorioso”, finaliza André.