A Land Rover anunciou a vinda da 5ª Geração do Defender 90 a Brasil. Esta versão única desse modelo com capacidade recorde entre os carros da marca é a sua capacidade off-road que o Defender 90 quer se destacar. Para a montadora o modelo tem uma carroceria especial feita para o trabalho duro, que chega a ser até dez vezes mais resistente que a do modelo anterior. Uma construção monobloco leve e forte em alumínio correspondente a carroceria mais resistente que a Land Rover já produziu.
Produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Nitra, na Eslováquia, o Defender 90 é equipado com o mesmo conjunto mecânico da versão maior. Sob o capô, o SUV da Land Rover motor 2.0 Ingenium a gasolina de 300 cv e 400 Nm de torque, sempre associado a uma transmissão automática de 8 marchas. A tração é 4x4 e conta com diferencial central com bloqueio ativo e os mais avançados sistemas de utilização off-road da marca (Terrain Response II), que são configuráveis.
A nova arquitetura da carroceria feita em alumínio oferece 291 mm de distância do solo – 20 mm mais alto do que em qualquer SUV da Land Rover – e a suspensão a ar adaptativa monitora os movimentos do veículo 500 vezes por segundo e pode elevar a carroceria a até 145 mm, quando necessário. De acordo com a Land Rover, o Defender 90 tem capacidade de transposição em trechos alagados de até 900 mm. A combinação de carga útil máxima é de 900 kg, teto estático de até 300 kg e capacidade de reboque de 3.500 kg.
A pré-venda será muito em breve na Jaguar Land Rover Top Car.