A Audi Top Car já tem no seu showroom o novo Audi E-tron Sportback, na versão venda direta. O modelo é o segundo elétrico da marca a chegar no Brasil. O Audi e-tron Sportback é uma variante de contornos mais esportivos do e-tron que já conhecíamos. A novidade traz carroceria com estilo cupê, com a queda do teto mais prolongada e perfil mais jovem. As vantagens de ambos os elétricos vão além do design.
Os dois modelos possuem uma plataforma MEB, exclusiva para veículos elétricos, tem dois motores elétricos que combinam para uma potência total de 408 cavalos com 67,7 kgfm de torque, o e-tron acelera de 0 a 100km/h em 5,7 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 200km/h.
Uma nova geração da tração quattro foi aplicada aos modelos e-tron e e-tron sportback – a tração elétrica nas quatro rodas – garante excelência em aderência e dinâmica em qualquer tipo de terreno. O modelo regula a distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo. Na maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro para obter a mais alta eficiência. Se o motorista exigir mais energia, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o torque conforme necessário para o eixo dianteiro.
No modelo Sportback foi possível incrementar a performance elétrica, sobretudo a relativa à autonomia. O modelo Sportback anuncia 446 km de autonomia contra os 417 km do e-tron regular (WLTP).Entre os fatores a linha de teto mais arqueada, e os 13 mm a menos na sua altura, garante um coeficiente de resistência aerodinâmica inferior. O Cx desce dos 0,27 do e-tron para os 0,25 no e-tron Sportback, garante um ganho de até 10 km de autonomia.
O aproveitamento útil da bateria também foi otimizado de 88% para 91%, garantindo até mais 10 km. O e-tron Sportback consegue também desacoplar o eixo dianteiro, ganhando até 10 km. A Audi também modificou o sistema de travagem, colocando molas mais fortes, as que atuam sobre as pastilhas, anulando a fricção quando não usadas e permitindo ganhar até 3 km.
Nos dois modelos a sensação de dirigir é de muita esportividade e excelente dinâmica. Um fator-chave para isso é a posição baixa e central na qual o sistema de baterias é instalado: entre os eixos, na forma de um bloco plano e largo, e abaixo do habitáculo reservado aos passageiros. Desta forma, a distribuição de peso é perfeitamente equilibrada em 50:50 nos eixos. A bateria é fixada à estrutura do corpo do Audi e-tron em 35 pontos, o que aumenta sua rigidez torcional e contribui para o alto nível de segurança. Comparado a um SUV convencional, o e-tron oferece rigidez torcional 45% maior, um parâmetro essencial para excelência na dirigibilidade.
O e-tron tem uma altura levemente mais alta na traseira que o sportback por conta do novo design e o porta-malas também reduziu um pouco no novo modelo para os 555 l (o e-tron tem 600 l), porém, vale lembrar que, ainda é um espaço bastante generoso. Internamente o espaço é praticamente o mesmo.
Outra novidade do Audi e-tron Sportback referem-se à sua iluminação, introduzindo o sistema Matrix LED digital, uma estreia mundial, que permite, em comparação com o sistema Matrix LED já existente, ser ainda mais preciso na criação de zonas de sombra para que os outros motoristas aumentando a visibilidade.
Não podemos deixar de destacar que toda essa eficiência aerodinâmica resulta em um silêncio que merece atenção especial. Os únicos sons perceptíveis são do rolamento dos pneus na superfície e do suave funcionamento dos motores elétricos. O conforto acústico é um dos pontos fortes de todos os modelos Audi e os modelos e-tron aumentam ainda mais essa experiência.
Futuramente, o novo sistema de iluminação conseguirá até gerar animações de “boas vindas” ou “despedida” que poderão ser projetadas no chão ou numa parede.